-
Arquitetos: Roberto Silva, Taller de Arquitectura X / Alberto Kalach
- Área: 2900 m²
- Ano: 2019
Texto por Mónica Arellano.
O projeto da Escola Jojutla, desenhado por Alberto Kalach, é uma iniciativa que surge dos acontecimentos que abalaram o México após os terremotos de 2017 em diferentes regiões. Para isso, o escritório detectou algumas escolas que desabaram e iniciou uma pesquisa sobre como seria um protótipo que resistisse a acontecimentos futuros do tipo.
Desse modo, foi pensada uma estrutura de arco, em ambas as direções, rígida e sólida, acompanhada por lajes aparentes. Por isso, a escolha do concreto como material principal foi uma resposta ideal, regida pelos conceitos de durabilidade e praticidade que permitiram criar espaços que moldam os percursos dos usuários, permitindo circulações fluídas e espaços versáteis.
Por outro lado, o contraste do concreto com as portas, pergolados e treliças de madeira, combinado com a altura dos tetos e as circulações verticais que partem de formas helicoidais, formaram um sistema de ventilação cruzada generoso com o usuário e com o meio ambiente.
A planta geral, composta por treze salas de aula, uma sala de jantar e uma área para escritórios, partiu de um local preexistente das duas escolas no mesmo campo e buscou combinar o que eram dois blocos isolados anteriormente para criar um único que permitisse pátios internos abertos, onde o silêncio e as sombras habitam de tal maneira que produzem uma experiência contemplativa.